iklan banner
ads

Volta às aulas no polo Dom Bosco.



Trabalhar com crianças, jovens e adolescentes é sempre um desafio. A educação cultural via a linguagem teatral precisa ser sempre repensada e potencializada para a realidade social de cada comunidade. Com a volta das aulas de teatro nesse polo, muitos alunos nunca haviam feito teatro e portanto, não estavam iniciados. Assim, a iniciação teatral para crianças pode parecer um tanto assustadora, já que é necessária toda uma metodologia especifica, afinal, não podemos colocar os termos técnicos de teatro sem antes contextualiza-las.

Dessa forma, foi desenvolvido um plano de aula pelo professor Ricardo Almeida e aplicado no polo Centro Social Dom Bosco a fim de iniciar os alunos no universo da linguagem teatral. Segue abaixo quatro jogos teatrais desenvolvidos e experimentados com os alunos:

1° Jogo Teatral: (Apresentação da turma) O facilitador deve se apresentar dizendo o seu nome e idade, depois os alunos fazem o mesmo procedimento. Após todos terem feito essa primeira parte, os alunos agora devem responder corporalmente aos seguintes questionamentos - Como estou hoje? e Como gostaria de estar. Ex: Meu nome é Renato tenho 12 anos, hoje estou assim...(movimento de alegria) mas gostaria de estar assim...(movimento como se estivesse dormindo).

2° Jogo Teatral: (Espelho) Após uma breve explicação do que são os planos teatrais (alto, médio e baixo) e como são usados. A turma é dividida em duplas, um participante põe a mão a poucos centímetros da face do seu colega, o mesmo fica como que hipnotizado devendo manter sempre a mesma distancia da mão do colega. É iniciada uma série de movimentos alternando entre os planos auto, médio e baixo. Em seguida ocorre uma toca, agora o aluno que estava controlando é controlado pelos movimentos do outro.

3° Jogo Teatral: (Reconhecendo o espaço e a utilização dos planos) Os alunos andam pelo espaço tentando ocupar todo o espaço da sala, o facilitador/professor deve demarcar três pontos dispersos na sala. Em seguida deve falar qual ponto todos os alunos devem estar e lembra-los que devem utilizar os planos para possibilitar a visão de todos. Ex: Ponto dois, Cinco... Quatro... Três... (todos correm para o ponto dois na sala e se posicionam formando uma fotografia).

4° Jogo Teatral: (Palco italiano) Após uma breve explicação do que é um palco italiano e seus aparatos cênicos como coxia, rotunda, proscênio e urdimento, por exemplo. Os alunos em duplas ficam responsável por entrar com dois elementos cênicos e/ou figurinos de coxias opostas, tendo que utilizar os espaços já citados o mais rápido possível. Assim com o auxílio de uma demarcação no chão são dispostos pelas coxias elementos cênicos e/ou figurinos aleatórios. Ex: Pedro tem que pegar a bola (coxia esquerda) e a túnica (coxia direita), lembrando de passar pela rotunda e se posicionando no proscênio.

Em linhas gerais, esse jogos teatrais são mediados a fim de possibilitar uma imersão na linguagem teatral através de jogos dinâmicos de concentração, criatividade e representação utilizando técnicas básicas de teatro.