iklan banner
ads

Oficina de Maquiagem Cênica

Nos dias 14, 15, 16 e 17 de janeiro aconteceu através da Escola Municipal de Teatro - Projeto: Escola de Teatro Faces a “Oficina de Maquiagem Cênica”, ministrada pela atriz e professora Jeisy Sá. Na oficina os alunos tiveram uma introdução sobre o que é meia máscara, criação de feridas e máscara mortuária. Segue alguns exemplos: 

Meia Máscara: Na Escola de Teatro Faces é bastante utilizado a meia máscara nos espetáculos produzidos pelos professores da instituição.

Exemplo: 



Máscara Mortuária: Nas culturas ocidentais, uma máscara mortuáriafunerária ou fúnebre era uma máscara  feita de cera ou gesso que era colocada sobre o rosto de uma pessoa recém-falecida. A máscara podia ser feita para se possuir uma lembrança ou souvenir do falecido ou até mesmo usada como modelo para criação de retratos. Alguns desses retratos puderam e podem ser identificados como baseados em máscaras mortuárias, dadas algumas deformações provocadas pelo gesso durante a modelagem.
Hoje em dia não é muito utilizados em pessoas mortas, mas sim em pessoas vivas para ramos artísticos, tanto para cinema como para o teatro. 




Efeitos Especiais: Na oficina teve um pouco sobre como fazer ferimentos tais como; ralado, queimadura, corte, tiro etc. Fazer tudo isso de uma forma mais fácil do que parece ser e com material de baixo custo. 



Matéria escrita pelo estagiário Rodsley Gomes.