iklan banner
ads

Teatro e Suas Potencialidades no Desenvolvimento Infantil

    O Teatro é uma ferramenta potente para o desenvolvimento infantil, pois, imaginar e visualizar enquanto aprendem, permite uma desenvoltura muito grande para as crianças, as quais estão em processo de formação e poucos possuem conhecimento sobre isso.


  

  Os jogos no teatro envolvem corpo e voz permitindo assim que as crianças enxerguem novas possibilidades e sentidos diferentes do corpo, além de fortalecer o convívio e relações interpessoais, já que normalmente essas atividades teatrais são em grupo. Essas atividades fortalecem e desenvolvem a autoconfiança, fortalecendo também confiança nos colegas construindo um “laço” social. Sejam essas crianças extrovertidas ou introvertidas, ambas podem fazer teatro, independente da idade. 


   Mas no que exatamente o teatro ajuda a desenvolver nas crianças? 


   Estimula o interesse pela leitura.

    O teatro sempre possuiu uma forte relação com a leitura e intepretação de texto, já que fazer teatro é brincar com a imaginação, é incentivar a criança a ler e ver o que está lendo, é permitir acesso à leitura, além, de muitas vezes fazer com que as crianças comecem a despertar interesse pela escrita, por sua própria escrita, tanto para alunos que já são alfabetizados quanto para os quais estão no processo de alfabetização. A leitura ajuda na compreensão textual e estimula a busca pelo conhecimento.


    A relação interpessoal.

    No teatro nós sempre trabalhamos muitos jogos em grupo, isso acaba ajudando a criança a socializar e a se comunicar tanto com outras crianças quanto com adultos. Essas aulas possibilitam que as crianças possam descobrir seus pontos fortes e os utilize em tarefas ou jogos coletivos.


    Confiança e Autoestima

    O teatro trabalha com a expressão das emoções e auxilia a criança a conhecer e fortalecer seus pontos fortes e fortificar os pontos fracos, fazendo assim com que as crianças tenham um aumento de confiança em si mesmas, elevando a autoestima e desenvolvendo o lado criativo. 


    A Imaginação

    Se tem uma coisa que é importante no teatro é a nossa imaginação. Em todo processo criativo no teatro, uma dose de imaginação é sempre necessária, e as crianças são as mais brilhantes mentes quando o assunto é criatividade. Elas inventam as brincadeiras mais inusitadas e criativas possíveis, as histórias mais divertidas, e no teatro, a diversão e a imaginação andam lado a lado, por isso, ao fazer teatro as crianças aumentam ainda mais a sua capacidade de criar e contar histórias, exercitando a sua imaginação e criatividade da forma mais leve e divertida possível.