iklan banner
ads

Teatro de Primavera do Leste vence e faz Escola no 12º FETRAN


Primeiro Melhor Espetáculo na Categoria Juvenil pelo terceiro ano consecutivo; Primeiro Melhor Espetáculo e, também, Segundo Melhor Espetáculo na Categoria Infanto-Juvenil e Segundo Melhor Espetáculo na Categoria Infantil. Foi um exemplo de profissionalismo, dedicação, planejamento e  comprometimento com o Teatro/Educação em Primavera do Leste.
Os espetáculos apresentados pelo município eram sempre aguardados com curiosidade e admiração. Nas produções das outras cidades, a influência estética pulsava e era externalizada pelos próprios diretores e professores. Sim, geração por geração passa pelas aulas de teatro oferecidas nos dez pontos da Escola de Teatro Faces – mantida pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste -, pelo Oratório São Domingos Sávio e, também, pelo Ponto CENPRO Faces de Cultura.
O Fetran – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito, projeto da Polícia Rodoviária Federal em parceria com a SEDUC e o DETRAN de Mato Grosso, consagrou os espetáculo da cidade de Primavera do Leste e evidenciou o que já por todos é conhecido: Maior Projeto de Teatro do Estado de Mato Grosso e um dos mais estruturados projetos de Teatro do país. Foi realizado do dia 20 ao dia 25 de julho.
A Escola de Teatro Faces é referencia no ensino do teatro, com sistema de bolsas que ajuda jovens a manterem seus estudos no fazer artístico e prepara-os para profissionalização. Absorvendo-os, também, no mercado de trabalho. Além disso, fomenta a pesquisa em teatro para infância e juventude visando entender as realidades do fazer artístico e como que ele contamina e é contaminado na contemporaneidade. O Oratório São Domingos Sávio mantém há dois anos projeto “Teatro, Circo e Poesia” e vem se destacando com ações na área da literatura e das artes cênicas.
Na categoria infantil, Primavera do Leste ficou com o prêmios de melhor texto para Edilene Rodriguez e Segundo Melhor Espetáculo para o “Super Lampião”. A peça também garantiu o prêmio de atriz revelação para Maria Isadora Moraes, que interpretou a personagem “Vassoura”; e o prêmio de melhor atriz para Caroline Gonçalves, que interpretou a personagem “Jurubeba”.
Na categoria infanto-juvenil, o Oratório São Domingos Sávio, de Primavera do Leste foi o vencedor, conquistando o prêmio de Primeiro Melhor Espetáculo com “Nada mais do que um Trânsito Brega, Cafona e Fora de Moda” além dos prêmio de Melhor Direção para Luiz Antônio Freitas e Melhor Atriz Revelação para Rilary Graciano que interpretou a “Lolita” . Nesta Categoria a Escola de Teatro Faces da EMEF Novo Horizonte conquistou o prêmio de Segundo Melhor Espetáculo com “Cidade Diminutiva” além do prêmio de Melhor Atriz para Camila Wandscheer, que interpretou a personagem “Sax” e  prêmio de Ator Revelação para Eduardo Barbosa, que interpretou a personagem “Caio”.
Na categoria Juvenil, Primavera também ficou em primeiro lugar com o espetáculo “Elefante”, do Projeto Faces Jovem do Centro Cultural/Escola Estadual Alda G. Scopel. A peça também garantiu o Prêmio de Melhor Texto para Wanderson Lana; Melhor Ator para Gabriel Rodrigues que interpretou a personagem “Acusado”; Melhor Atriz para Sabrina Nathany, que interpretou a personagem “Namorada”. Além das indicações de Melhor Ator Revelação para Marcione Neves e Melhor Ator para Thairo Meneghete. Elefante também recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo do Júri Popular. E foi usado como referencia para os projetos de arte/educação. “Elefante é um espetáculo que trata de um ato banal, o fato de estarmos acostumados a usar o celular enquanto dirigimos, mas mostra que as consequências dessa imprudência pode ser terrível. Com um elenco de jovens, coautores do processo, o resultado do processo é incomodo e, por isso mesmo nos faz refletir, ao mesmo tempo em que diverte e instrui” Comentou Vicente Concílio, Doutor em Artes Cênicas pela USP.

Os primeiros lugares de cada categoria, além de computadores irão se apresentar em Brasília e também, receberão um passeio turístico pela Capital Federal.
“Primavera do Leste está de parabéns pelo comprometimento para com teatro não apenas profissional, mas também estudantil, responsabilizando-se pelo pedagógico e pela qualidade do fazer artístico. Durante todos esses anos, é muito bonitos ver atores sendo diretores em novos projetos, numa corrente que só gera bons frutos” Comentou a Inspetora Iara que é a nova Coordenadora do FETRAN.
A Prefeitura de Primavera do Leste realizou a Etapa Regional em Primavera do Leste no mês de junho que contou com a participação de 28 grupos do município e através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude deu todo o suporte para que os grupos, projetos e escolas pudessem competir nas finais em Cuiabá.  Além disso, mantém vários projetos Culturais, pois entende que esses investimentos constrói uma sociedade mais participativa e com qualidade de vida.
Quero agradecer aos atores, desde do mais novinho com 06 anos de idade, até o mais adulto. Agradecer aos pais pela confiança e aos pais que viajaram para contribuir com todas as ações necessárias. Parabenizar aos professores/diretores, às escolas e aos projetos sociais e culturais. Vocês estão construindo uma história muito bonita” Disse Wanderson Lana, Secretário de Cultura de Primavera do Leste.

Vida longa ao Teatro de Primavera do Leste e Parabéns a todos os envolvidos.