iklan banner
ads

I MOSTRA DE CENAS CURTAS ONLINE



I MOSTRA DE CENAS CURTAS
Escola Municipal de Teatro
        Estamos chegando ao final de mais um semestre das aulas de teatro. E com ele temos grandes novidades!!! 
        Com o objetivo de minimizar a proliferação do vírus COVID-19, a Escola Municipal de Teatro adotou a modalidade de ensino teatral por meio de plataformas digitais. Neste momento os alunos e alunas estão aprendendo sobre a linguagem teatral por meio de encontros semanais com os professores e professoras respectivos de cada polo, na qual junto a todo corpo docente da escola vem pensando e desenvolvendo estratégias pedagógicas para potencializar as atividades teatrais de forma online. Para apresentar a população os resultados destes encontros, vamos realizar no final deste mês – JULHO – a I MOSTRA DE CENAS CURTAS ONLINE.  O evento irá acontecer do dia 20 a 24 de julho, já na próxima semana, a partir das 18:00 horas. No decorrer de uma semana, todos os processos de construção cênica serão transmitidos via YouTube, no canal da Escola Municipal de Teatro, então corre, se inscreva para não perder nenhuma estreia. Aqui está o link, clique e se inscreva no canal:

A MOSTRA ACONTECE EM DUAS CATEGORIAS:
 Cenas Livres 
        Nesta categoria serão apresentados processos cênicos que tiveram como mote de experimentação pedagógica, dramaturgias de diferentes autores e linguagens diversas, tais como performance, jogos teatrais e cenas curtas construídas com os próprios alunos. 
 Leitura e experimentos com o texto de Brecht 
Esta categoria é composta por turmas que optaram pela montagem cênica da peça didática Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, a proposta surgiu através do contato com o Prof° Doutor Vicente Concilio, que é professor da área de Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, assim, Concilio tem sido colaborador no decorrer deste processo. Os professores foram convidados a pensar essa dramaturgia nos dias atuais, visto que a história fala de uma epidemia, e como esse contexto pode transcender o espaço pedagógico da sala de aula e trazer novos questionamentos e modelos de ação com a peça didática de Brecht. 
Com este projeto de cunho social, procuramos desenvolver um trabalho em parceria com as redes escolares do município, com polos distribuídos por toda cidade e até mesmo na zona rural. As aulas são pensadas visando o trabalho social e artístico, buscando métodos para fomentar a identidade e valorização cultural de cada indivíduo dentro da sociedade. 
A Escola Municipal de Teatro é um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Primavera do Leste/MT, através da Secretária de Cultura, Lazer e Juventude e desenvolvido pela Associação Cultural Teatro Faces.