No dia 18 de junho, foi realizado o encerramento oficial do FETRAN – Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito. Ao longo de quatro dias de programação, entre 15 e 18 de junho, o evento reuniu 31 apresentações teatrais distribuídas nos 3 períodos, matutino, vespertino e noturno. O FETRAN tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre o comportamento no trânsito.
O secretário municipal de Cultura, Leopoldino André, destacou que o festival já faz parte da história cultural do município.
“O FETRAN já é uma tradição em Primavera do Leste. Esta é a etapa Araguaia, que reúne escolas de toda a região. O projeto trabalha as leis de trânsito de uma maneira leve, criativa e teatral, tornando o aprendizado muito mais acessível para crianças e jovens. A arte tem esse poder de ensinar de forma divertida e transformar comportamentos.”
A Escola Municipal de Teatro marcou presença levando ao palco 24 espetáculos e reafirmando seu compromisso com a formação artística através do teatro em Primavera do Leste.
Infantil
* (In)visíveis ou Uma Reza para um Querubim
* Corra que a Princesa Vem Aí
* As Mirabolantes Aventuras do Grande Cueca!
* Fol-Corre
* Lenga Lenga
* A Tal Fruta Amarela
* O Reino das Estradas Confusas
* A Revolta dos Ventos
* Tartaruga na Pista? XII Tá Lento!!
* Chocados
* Plim Plim
* Alecrim
Infantojuvenil
* Avuar – A Teoria do Voo de Nina
* Nem Mesmo o Céu é o Limite
* Ruptura
* Reino de Papel
* Popular
* Marias
Juvenil
* Vila Esperança
* Na Contramão
* Entre Trapaças e Confusões
* O Peso do Ar
* O Que Esperam de Nós?
* Grande
Cada montagem se dá a partir das diferentes vivências dentro do cotidiano de cada turma, do olhar de cada diretor e das experiencias individuais e coletivas dos atores em cena. O compromisso da Escola Municipal de Teatro em permear por toda a comunidade é evidenciado com suas turmas voltadas desde a primeira infância até a fase adulta.
Autoria Faces de Cultura
O Ponto Faces de Cultura fornece subsidios para a formação técnica em teatro de jovens e adultos.

