iklan banner
ads

O PONTO FACES DE CULTURA APRESENTA


 

O PONTO FACES DE CULTURA APRESENTA:

A Fábrica de Brincadeiras do Grupo Teatro Faces

O Assassino da Luva Amarela do Grupo Faces Jovem

A gente cabe, mas se esquece do Grupo Primitivos

 

As apresentações online serão exibidas durante três dias, seguidas de debate com elenco do espetáculo.

          Com o intuito de promover o acesso aos processos cênicos desenvolvidos em Primavera do Leste, o Ponto Faces de Cultura conta com espetáculos dos Grupos: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos, três espetáculos distintos que abordam diferentes temas inerentes a infância e juventude. Todos os espetáculos são de classificação livre e serão exibidos durante três dias pela plataforma digital YouTube. Em parceria com a Escola Municipal de Teatro, esses espetáculos estarão disponíveis no próprio canal da escola, a qual já vem realizando um movimento online na plataforma.

O Teatro que acontece em Primavera do Leste/MT se faz potente em cada criança, adolescente e adulto que passou pelas gerações do Grupo de Teatro Faces e hoje deixam terreno fértil para a continuação e fortalecimento de um projeto de Escola Livre de Teatro que pensa a formação sociocultural de crianças, jovens e adultos no interior do cerrado mato-grossense. Desse modo, o Grupo Faces Jovem e Grupo Primitivos, são oriundos desse processo de formação através da Escola Municipal de Teatro – Projeto: Escola de Teatro Faces.

O primeiro espetáculo é A Fábrica de Brincadeiras do Grupo de Teatro Faces, fundado em março de 2005 com o intuito de criar uma cena teatral em primavera do Leste, ainda inexistente.

O processo de montagem “A Fábrica de Brincadeiras” tem como mote de criação a brincadeira, pensada no universo lúdico a partir das brincadeiras de rua e das cantigas de roda. Nessa história, cansado da insistente perseguição de Mila, Pedro e Felipe, o excêntrico Senhor Bigode permite que eles conheçam a sua fábrica, localizada num lugar que ninguém sabe onde, e acabam embarcando em uma incrível viagem por uma fábrica responsável por produzir as brincadeiras e espalhá-las pelo mundo. Nesse mágico musical, cheio de cores, ritmo e luz, não esqueça de pegar seu guarda-chuva e sonhar.

Nosso segundo processo cênico é O Assassino da Luva Amarela do Grupo Faces Jovem. Um grupo de jovens tenta investigar o sequestro de uma atriz enquanto a polícia procura pelo assassino da luva amarela, principal suspeito. Para isso, eles utilizam os livros do escritor Marcos Rey para elaborar um plano de investigação, como as personagens da história do autor e através de pistas vão encontrar o perigoso sequestrador antes que seja tarde demais.

O Grupo Faces Jovem trabalha assuntos ligados à juventude com temáticas e posicionamentos resultante de suas próprias percepções de mundo com o universo que se modifica de maneira rápida ao seu redor. Utiliza-se da história de formação da cidade e dos problemas sociais para manter um diálogo horizontal com os adolescentes e jovens.

Para fechar o terceiro dia de apresentação online, o Grupo Primitivos com o espetáculo A gente cabe, mas se esquece, o qual faz um recorte sobre o bullying no ambiente escolar, os atuantes investigam diversas maneiras de contarem suas próprias histórias e as dificuldades de conseguirem ajuda em um mundo que cobra cada vez mais caro por padrões estéticos, visando uma aceitação ilusória e opressiva.

A gente cabe, mas se esquece é uma proposta poética cerceada pela ótica de um teatro feito pela juventude para a juventude que desemboca na criação do Grupo Primitivos, terceira geração do teatro que é realizado e pensado em Primavera.

Após cada apresentação, o público será convidado a participar de uma mesa redonda sobre os processos de construção dos espetáculos e da formação do grupo, além de outras questões que possam surgir nessa troca/contato sobre os procedimentos da encenação. O bate papo ocorrerá em uma sala virtual pela plataforma do aplicativo zoom.

O Ponto Faces de Cultura convida a todos para participarem dessa festa do Teatro Primaverense. Fiquem ligados na programação e espalhem a notícia a todos.

Esperamos vocês entre os dias 05 a 07 de agosto a partir das 19h00 via canal da Escola Municipal de Teatro no YouTube.

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCh4_26nrek0_Os8Sqs8DOBg






1 comentários:

Click aqui para comentários
Anônimo
admin
27 de novembro de 2023 às 05:13 ×

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes.programa leve para pc

Obrigado Anônimo, continue vendo teatro!
Responder
avatar