iklan banner
ads

Maio na Escola de Teatro Faces



CURSOS DA MT ESCOLA DE TEATRO SÃO REALIZADOS EM PRIMAVERA DO LESTE

A MT Escola de Teatro trouxe dois cursos de extensão a Primavera do Leste – MT. Foram eles: Composição de Trilhas Sonoras & Sound-Design nos Universos Teatral e Audiovisual com Marcelo Amalfi, e também o curso de Design de Aparência e o Manto da Minha História com Adriana Vaz.
Ambos os cursos foram voltados a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, aberto ao público. Sempre das 08 ao 12h e das 14 às 18h nas dependências do Centro Cultural, localizado na Avenida Brasil, 314 Bairro: Castelândia.



DESIGN DE APARÊNCIA E O MANTO DA MINHA HISTÓRIA

O curso foi ministrado por Adriana Vaz, entre os dias 08 a 10 de maio de 2017, também sendo ofertada 30 vagas. O público alvo eram atores, figurinistas, maquiadores, diretores, dramaturgos, iluminadores, sonoplastas, artistas plásticos, cenógrafos, estilistas, arquitetos e demais interessados na criação cênica, todos com idade acima de 18 anos.
O curso introduziu aos aprendizes uma síntese da conceituação do design de aparência como forma de caracterizar atores. Foi realizado uma experimentação prática, por meio da realização do exercício de criação do manto autobiográfico.
Adriana Vaz é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do Largo de São Francisco, cursou Filosofia também na Universidade de São Paulo. Designer de aparência de atores, figurinista, cenógrafa, maquiadora e pesquisadora, dedica-se, há 35 anos, a trabalhos e pesquisas de design de aparência de atores (figurinos, maquiagens, penteados e adereços) para teatro, dança, cinema, vídeo e fotografia. No teatro, realizou mais de uma centena trabalhos ao lado de renomados profissionais como Sergio Mamberti, Raul Cortez, Renata Melo, Rosi Campos, Maria Della Costa e Clarisse Abujamra entre outros. No cinema, participou como figurinista e maquiadora, de filmes de longa e curta metragens. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na ECA/USP. É artista formadora de Cenografia e Figurino na SP Escola de Teatro – centro de formação das artes do palco.


















Ø  








                 COMPOSIÇÃO DE TRILHAS SONORAS:

O curso foi ministrado pelo maestro Marcelo Amalfi entre os 12 e 14 de maio, e foram ofertadas também 30 vagas.
O objetivo do curso estava em promover uma imersão nos campos da trilha sonora e do sound-design produzidos para os universos teatral e audiovisual (TV, cinema e web), através de estudos técnicos e teóricos. Essa metodologia estava aliada à participação efetiva na criação de uma trilha original, a fim de potencializar a capacidade do aluno de articulação dentro das perspectivas técnicas e expressivas do ofício de compositor.
Marcelo Amalfi é diretor e produtor cultural e há 23 anos desenvolve uma pesquisa na área das artes cênicas e práticas artísticas com jovens atores. Estudou direção na SP Escola de Teatro. É membro fundador do Grupo Caixa Preta de Teatro e Presidente da Companhia das Artes; criador do Abril Pra Cena Festival Nacional de Teatro; coordenador do Projeto Oficina Livre de Criação Teatral, há 17 anos. Já dirigiu e produziu junto ao grupo e ao projeto que coordena na região 26 espetáculos, entre eles O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind; O Burguês Fidalgo, de Moliére; Pterodátilos, de Nicky Silver; e A Ver Estrelas, de João Falcão.