iklan banner
ads

Leitura Branca - Início dos Processos Cênicos


         A educação teatral é sempre uma obra inacabada; há, a cada dia, muito comemorar e muito mais a fazer. Dessa forma, buscando e possibilitando a formação de cidadãos conscientes da sua realidade acredito que é no acerto e no erro que encontramos o que é essencial. O importante é que exista algo, algo que seja ressaltado, dilatado, projetado.  
       Hoje, os alunos do polo Cras Ivone Agnes tiveram o primeiro contato com o texto que irão montar para o XI Festival de Teatro Velha Joana que acontece do dia 03 a 12 de novembro. O espetáculo "Lampião e Maria Bonita" será encenado pela turma. Os alunos fizeram uma leitura branca e logo após discussões de como a dramaturgia os afetou, os professores Edilene e Gabriel decidiram as personagens. Os alunos estão ansiosos para o início dos processos de ensaio, todos ficaram felizes e excitados com as escolhas das personagens. Decidimos os dias de ensaio extra e discutimos também de como poderia ser o cenário e figurino do espetáculo que será construído coletivamente pela turma e mediado pelos professores. 
         Portanto, a metodologia proposta para a montagem do espetáculo visa estabelecer e desenvolver as práticas teatrais acerca da literatura de cordel, munindo assim os alunos de conhecimentos práticos e teóricos acerca do universo do teatro e da literatura. A valorizar a iniciativa com crianças, os avanços coletivos e individuais, além de contribuir para uma aprendizagem significativa a partir desses estudos.