iklan banner
ads

O XIII Festival Velha Joana foi o maior de todos os tempos



O XIII Festival Velha Joana foi o maior de todos os tempos


Terminou no último domingo a XIII Edição do Festival Velha Joana, maior festival de teatro de Mato Grosso e um dos maiores do Centro-Oeste. Organizado em três Mostras: Panorama, Regional e Oficial; recebeu 565 pessoas entre atores e técnicos e público estimado de mais de 10.000 (dez mil) pessoas. Uma grande festa do Teatro Nacional.
Passaram pelos palcos atores de 03 a 65 anos de idades. Iniciantes e profissionais oriundos de três regiões diferentes do país: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As apresentações aconteceram em 10 (dez) espaços diferentes da cidade: Cine Teatro, Escola Municipal de Dança, Centro Cultural, Pista de Caminhada, Fundos da Câmara Municipal, Centro de Tradições Gaúchas, Praça Dito Eletricista entre outros...
“É sempre uma satisfação estar no Velha Joana, uma ação impressionante, um movimento que o Brasil inteiro deveria acompanhar e estudar. O que acontece em Primavera do Leste nunca vi acontecer em nenhum outro lugar do país” Comenta o Debatedor Vicente Concílio Doutor em Artes Cênicas e Professor dos programas de graduação e pós-graduação da UDESC – Universidade Estadual de Santa Catarina.
Estiveram presentes no Festival 06 (seis) Curadores dos SESCs de vários Estados para acompanharem a programação e vislumbrarem a Cena Teatral primaverense. Mostrando a importante do que está sendo produzido aqui.
“Investir na criança e no adolescente é uma das coisas mais importantes que vejo nos dias atuais, combater a vulnerabilidade social, trabalhar o protagonismo juvenil na sociedade em que estão inseridos. E a Cultura e o Esporte são ferramentas indispensáveis nesse processo. Parabéns aos pais, crianças e jovens que orgulham sempre a nossa cidade, seja na arte, seja no esporte” Salienta o prefeito Leonardo Bortolin. Para o Secretário Wanderson Lana o XIII Festival Velha Joana “Foi um marco definitivo na história do teatro do nosso estado. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que contribuíram para que esse evento, de tamanha proporção nos arrebatasse como aconteceu”.
O XIII Festival Velha Joana é uma Realização da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste através da SECULT – Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; Associação Cultural Teatro Faces e Ponto Faces de Cultura. Tem o Patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso através da SECEL – Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer e o apoio da Cooperativa SICREDI.



Segue Abaixo os Destaques da Mostra Panorama e da Mostra Regional:

Espetáculos Destaques da Mostra Panorama Categoria Infância:

·         Eu Chovo, Tu Choves, Ele Chove... da Escola Municipal de Teatro/Polo Centro Cultural;
·         Conselheira do Rei da Escola Municipal de Teatro/Polo Nossa Senhora Aparecida;
·         Ana Cleta da Escola Municipal de Teatro/Polo Primavera III;


Espetáculos Destaques da Mostra Panorama Categoria Juvenil/Adulto
·         Ubu Rei da Escola Municipal de Teatro/Polo Centro Cultural;
·         Maranhão contra Bahia, Leda e João da Escola Municipal de Teatro/Polo IFMT –;
·         Urubu Gourmet da Escola Municipal de Teatro/Polo Sebastião Patrício;


Espetáculos Destaques da Mostra Regional:

·         Vai Morrer, Porco! – Grupo Plenilúnio e Cia Solta – Cáceres/Cuiabá;
·         Em Frente – Geração da Arte – Comodoro.