ads

Alunos da Escola Municipal de Teatro participam da oficina de construção de poema.

 


Os alunos da turma I da Escola Municipal de Teatro/ Projeto Escola de Teatro Faces, participaram da oficina de construção de poema para crianças, através do Festival de Narrações de histórias “Estação Primavera” contemplado pela lei Aldir Blanc do Estado de Mato Grosso, as oficinas aconteceram nos dias 22, 24,25 e 27 de fevereiro de 2021 na Biblioteca Municipal da praça do centro.

Começar a pensar em poemas a partir da primeira infância, movimenta nas crianças um olhar mais amplo sobre características, personalidades, qualidade e defeitos, sendo assim, a infância ganha uma nova camada de desvinculamento dos pais, identificando um objeto, lugar e pessoas com seus próprios olhos e dando características suas e não de seus pais.

Partindo disso o Dr em Culturas Contemporâneas pela UFMT, Wanderson Lana, ministrante da oficina, decidiu incentivar essa camada através de poemas. Na oficina a escolha de um objeto foi muito importante para a oficina, pois é a partir da escolha dele que começa a construção do poema de fato, o ministrante pediu para que os alunos dessem qualidades e defeitos para este objeto e depois é construído a primeira estrofe e os primeiros versos.

 Foi divertido ver a forma com que as crianças se divertiram sugerindo as qualidades e defeitos. Com isso foi importante esse olhar observador, pois nota-se que muitas crianças reproduzem o que os adultos falam pra elas. Poder imaginar e criar é a melhor forma de construímos uma sociedade mais tolerante e é através deles, das crianças, que podemos consertar erros deixados por gerações passadas.

A Oficina foi um sucesso e trouxe outras perspectivas de leitura e criação para o universo infantil. Acompanhe abaixo alguns poemas produzidos.

Texto Escrito por Wellini Izidre.