iklan banner
ads

Alunos da Escola Municipal de Teatro conquistam destaque no FETRAN em Cuiabá e são recebidos pelo prefeito Sérgio Machnic



Festival reuniu estudantes de todo o estado e evidenciou mais uma vez, produções teatrais desenvolvidas Primavera do Leste/MT





Na manhã desta quarta-feira, 8, o prefeito Sérgio Machnic recebeu alunos e professores da Escola Municipal de Teatro – Sistema Faces de Ensino, de Primavera do Leste, que retornaram de Cuiabá com expressivos resultados conquistados no Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (FETRAN). O evento foi realizado entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro na capital do estado.

Na oportunidade, mais de 50 integrantes da Escola, entre alunos e professores, apresentaram quatro montagens que representaram o município no festival: A Princesa Garrancho – Polo Mãe Cidinha (categoria Infantil); Zum Zum Zum – Polo Centro Cultural Bairro Primavera II (categoria Infantil); O Caixeiro Viajante – Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado (categoria Infantojuvenil); Pa-nela – Polo CRAS Mabília dos Santos Furtado (categoria Juvenil). Das quatro produções apresentadas, três receberam “Destaque”, consolidando o talento e o comprometimento dos jovens artistas primaverenses.

Durante a recepção, o prefeito Sérgio Machnic destacou o orgulho em ver a juventude da cidade se destacando por meio da arte e da educação. “Vocês foram responsáveis por representar nossa cidade com coragem e dedicação. Isso nos enche de orgulho. Agradeço a cada aluno, professor e família envolvida nesse processo, porque sabemos que o resultado é fruto de muito empenho coletivo”, afirmou o prefeito.

Ele também ressaltou o papel do poder público em apoiar as iniciativas culturais que formam cidadãos e fortalecem o sentimento de pertencimento. “É gratificante ver que o investimento em cultura está transformando vidas e gerando oportunidades. O mérito é tanto da Secretaria de Cultura e equipe, mas principamente dos professores e alunos que se empenham e conquistam os resultados”, completou.

A coordenadora da Escola Municipal de Teatro, Ana Dorst, enfatizou que o resultado é fruto de um trabalho contínuo que vem sendo desenvolvido há 15 anos no município. “Essas conquistas materializam um processo coletivo que há anos se constrói em Primavera. A Escola Municipal de Teatro atua de forma descentralizada, com 12 polos instalados em escolas, centros culturais e espaços comunitários, atendendo mais de 400 alunos. O FETRAN mostra que o teatro é também uma forma de política pública, capaz de formar cidadãos atentos às relações humanas dentro e fora da cena”, destacou.

Segundo ela, o festival reafirma o papel da arte como linguagem de formação social. “O FETRAN é um exercício de cidadania. Nossos alunos aprendem que estar em cena é também estar no mundo, observar, cuidar e criar modos mais humanos de coexistência”, completou Ana.

O secretário municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Leopoldino André, reforçou o reconhecimento pelo trabalho conjunto que torna o projeto possível. “Parabenizo cada aluno, professor e pai envolvido. Sabemos que o teatro exige esforço, noites de criação e dedicação dos alunos e também dos pais. Sem união entre a Prefeitura, a Secretaria de Cultura, os educadores e as famílias, nada disso seria possível. Continuem crescendo na arte, pois esse é só o começo de uma grande trajetória”, concluiu.

A professora e vereadora Rúbia Longhi também participou da visita e ressaltou a importância da parceria entre escolas, famílias e poder público. “Foi um momento de muito aprendizado para os alunos e também um motivo de orgulho para todos nós. Agradecemos à Prefeitura e às secretarias envolvidas por todo o apoio e incentivo à educação e à cultura”, afirmou.

Novo
Anterior
Próximo Post »