iklan banner
ads

Teatro Faces completa 6 anos



A Cia de Teatro Faces completou 6 anos no último dia 20  e recebeu uma breve homenagem da Secretaria de Estado de Cultura, segue em anexo a matéria completa;

Cia de Teatro Faces comemora seis anos com várias ações

Março é um mês especial para a Cia de Teatro Faces, do município de Primavera do Leste. Com vários motivos para comemorar, a Cia escolheu o dia 18 para celebrar seu aniversário, que oficialmente é no dia 20, o dia Nacional do Teatro para Infância e Juventude (20.03), o Dia Mundial do Teatro (27.03) e ainda a inauguração do Ponto Cenpro Faces de Cultura.

“É quase uma vida dedicada à arte, me alimentando de arte, vivendo de arte e sonhando a arte. Estou feliz por essa caminhada nos ter permitido tantas coisas maravilhosas. Acredito que o sucesso da Cia vem da preocupação em sempre se aprofundar ao máximo em cada trabalho. E também do público, que sempre nos prestigia de uma maneira muito carinhosa. Essa festa é de vocês, uma das melhores platéias de Teatro para qual apresentei”, comenta o fundador e diretor da Cia, Wanderson Lana.

A fundação da Cia se deu no ano de 2005, nas dependências da Escola Estadual Getúlio Dornelles Vargas. Inicialmente, os trabalhos eram voltados para o público infanto-juvenil. Após seis anos de trajetória, o grupo conta com um elenco permanente formado por 14 atores profissionais e atualmente trabalha com as diversas linguagens culturais. 
Outro ponto que o diretor ressalta é o sentido de implantar na comunidade a importância da existência dos profissionais que trabalham com arte e sua valorização financeira. “Desde o início do nosso trabalho tivemos essa preocupação. Hoje, doze dos quinze membros da Cia trabalham e recebem mensalmente por suas atividades como artistas”, comenta. 
Em 2011 foi inaugurada a Cia Faces Jovem, formada por jovens atores oriundos da Escolinha de Teatro Faces e que buscarão a profissionalização na área das Artes Cênicas. E, falando em profissionalização... a parceria da Cia Faces com a Prefeitura Municipal rendeu bons frutos, entre eles: a Faculdade de Licenciatura em Teatro. As aulas da primeira turma começaram em março. Lana aponta que Primavera do Leste é a única cidade de Mato Grosso a possuir projetos de teatro desde a iniciação até a formação superior.

PONTO DE CULTURA

Sobre o Ponto de Cultura, Lana afirma que esse trabalho só foi possível graças às parcerias que a Cia Faces firmou com a ONG Cenpro, a Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, a Secretaria de Estado de Cultura e o Governo Federal. “Iremos atender cerca de 500 jovens interessados no fazer teatral. As aulas são gratuitas e acontecerão em oito pólos e mais dez instituições”, esclarece.

Através do Ponto a Cia terá condições e mecanismos para continuar desenvolvendo suas ações ampliando ainda mais o que de possibilidades de atuação. Lana conta que eles estão pensando na possibilidade de montar uma biblioteca voltada para literatura e teatro. Além disso, adianta que realizarão uma campanha e diversos cursos como contação de histórias, adaptação de textos infantis e oficinas de incentivo a escrita da poesia para fomentar a leitura e o surgimento de novos escritores. Também farão uma campanha de doação de livros.

No mês de maio o Ponto de Cultura abrirá as portas para o audiovisual. A equipe vai trabalhar com produção de roteiros, curtas-metragem, oficina de criação de roteiros e edição de vídeo. Ainda na área digital, ofertarão cursos profissionalizantes de criação gráfica e artística.