iklan banner
ads

Oficina Intensiva e Intercâmbio Cultural em Belo Horizonte

Nos dias 19 a 28 de Fevereiro na cidade de Belo Horizonte (MG) aconteceu a “Oficina Intensiva de Construção e manipulação de bonecos de fio” com o grupo Pigmalião-EsculturaQueMexe. O curso reuniu bonequeiros e artistas plásticos do Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Fortaleza, Ouro Preto, Cuiabá, Belo Horizonte e é claro, Primavera do Leste. O professor da Escola de Teatro Faces Paulo Lucas, membro do grupo Faces Jovem, participou dos 10 dias de imersão com o grupo mineiro.




A oficina foi dividida em dois períodos, o primeiro com técnicas de manipulação e o segundo era o momento da construção da marionete de fio.

A atriz Liz Schrickte, ministrou as aulas onde se teve contato com técnicas de manipulação de tipos variados de bonecos. Inicialmente utilizando bonecos construídos a partir de amarrações em pedaços de tecidos, como uma introdução ao que seria visto no decorrer das aulas, após isso, foram os bonecos de manipulação direta e posteriormente as marionetes de fio.

A construção era comandada pelos atores-bonequeiros: Mauro Carvalho e Eduardo Félix, que auxiliaram a turma com as máquinas de corte, além de dicas essenciais para que os bonecos ficassem da forma mais apurada possível. 

Após todo o tempo convivendo com diversos bonequeiros e tendo contato com diferentes visões, foi-se realizada um sarau de apresentações para encerrar a oficina de 2018, onde cada um dos bonequeiros deveria construir uma cena curta, em duplas ou solo. 

Foram dez dias focados em construir os bonecos, trocando experiências e práticas com os diversos profissionais presentes na oficina, deixando-se atravessar por todas vivências que cada um trazia para o espaço de construção ou a sala de ensaio, e também de observação, contato com outras maneiras de arte, outras formas de teatro de manipulação. 


Fotos por: Leandro Pedro.