iklan banner
ads

A semana dos "Afectos" inicia na Escola Municipal de Teatro.

 


Na última segunda-feira dia 29 de maio, a Escola Municipal de Teatro/Sistema Faces de Ensino realizou a primeira “Semana dos Afectos” do ano de 2023, uma semana de contribuição e diálogos referente a dramaturgia da cena de todos os espetáculos produzidos pela mesma, que participarão do FETRAN (Festival Estudantil Temático para Trânsito).

 

            Há algum tempo vem sendo realizadas “apresentações” internas dos processos cênicos montados para os festivais, com intuito de permitir as trocas de ideias e críticas construtivas para a melhora dos processos dos “vivênciadores”, diretores e atores da instituição Escola Municipal de Teatro/Sistema faces de Ensino.

 O “Afecto” se tornou algo pulsante na escola, todos entendem a importância e relevância para o trabalho. O tamanho do significado de possuir um olhar de fora, com uma outra perspectiva, um outro entendimento e outras “provocações” dramatúrgicas, desde da concepção do texto, até a interpretação dos atores e performes, por tanto, partimos da experiencia de visualizar o outro e agregar para com o outro. Começamos nossas trocas com os processos “Elefante” da turma V do polo Centro Cultural PVA II e “Agora, Quequeesse” da turma II do Polo Centro Cultural PVA II.

É importante ressaltar a apresentação do espetáculo “Reverso”, do polo IFMT, trabalho que foi um dos destaques do ano de 2022, tanto no FETRAN quanto No Festival Velha Joana. Em todos os trabalhos tivemos a presenças dos professores da Escola Municipal de Teatro, mas as principais figuras de diálogo e troca são; A Coordenadora e Professora da Escola Municipal de Teatro, além dela possuir Mestrado na arte da cena Ana Paula Neis Dorst, do Mestre e Coordenador de Teatro do Município de Primavera do Leste André Sontak e claro, do Secretário de Cultura, Diretor e Doutor de Teatro Wanderson Lana.


Ensaio espetáculo: Agora quequeéesse? - Polo Centro Cultural Primavera 2 Turma 2



Ensaio espetáculo: Reverso - Polo IFMT



Ensaio espetáculo: Elefante - Turma Adulta 


Fotos: anadorst