iklan banner
ads

15º FETRAN – ETAPA FINAL










No dia nove de setembro, os alunos da Escola Municipal de Teatro – Projeto: Teatro Faces viajaram para Cuiabá para representar a cidade de Primavera do Leste – MT na Etapa Final do FETRAN - Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito. Primavera foi com três espetáculos, um em cada categoria, são eles: Vizinhança (Categoria Infantil), Tributo aos Mamonas Assassinas (Categoria Infanto-Juvenil) e Largo as botas e mergulho no céu (Categoria Juvenil). Os espetáculos se apresentaram no Cine Teatro Cuiabá e foram destaques nas categorias Infanto-Juvenil e Juvenil.
O festival abrange cidades de outros municípios, tais como:Colniza, Pontes e Lacerda, Jaciara, Comodoro, Querência, Várzea Grande, Cuiabá, entre outras cidades que participam da primeira etapa em suas regionais. Cada regional seleciona três espetáculos, um de cada categoria para concorrer a final em Cuiabá – MT.
Durante esta semana que ficamos em Cuiabá, alguns alunos fizeram oficina de teatro com a doutoranda Daniela Leite. A oficina da mesma foi baseada no método “View Point” que trabalha Topografia: onde o ator precisa perceber seu caminhar, sentir o pé e como ele se ocupa no espaço, como são percebidos seus movimentos cotidianos, ou seja, explorar cada movimento que fazemos durante o dia e não conseguimos perceber com frequência, movimentos frenéticos: trabalhar a rapidez, agilidade e disponibilidade; movimentos lentos: através deste o corpo quente que pulsa, precisou ser desfeito, e trouxe com ele uma preocupação com a delicadeza de cada movimento.
Entretanto, finalizamos este quadro com uma pequena cena onde cada ator precisava construir através dos quatro movimentos que surgiu no exercício e apresentar para a turma, pude perceber o quão importante foi ter participado de uma oficina anterior chamada “O quadro de antagônicos” que funciona de forma parecida com “View Point” e traz de novos recursos uma construção de personagem.