iklan banner
ads

Acampamento Cênico: as crianças e o Teatro de Bonecos.

Quando iniciamos o 1º Acampamento Cênico pensei logo de cara que o Teatro de Bonecos seria a oficina menos popular, mas não era isso, na verdade o público alvo da oficina ainda não tinha chegado: as crianças com idades entre 04 a 06 anos. A partir do momento em que a primeira criança entrou na oficina o espaço se transformou.
Algumas coisas nós aprendemos somente na prática, e foi realmente esta experiência que tive. As crianças não querem saber a diferença entre um boneco e outro em termos técnicos, falar sobre triangulação e ponto fixo, por exemplo mas sim que possam se sentir livres para experimentar. A potência está em elas realmente brincarem e utilizarem os bonecos como parte do próprio universo delas, o que realmente é.

Por isso a facilidade de comunicação com as crianças, os bonecos estão presentes no dia a dia delas, em formas de desenhos animados, os brinquedos debaixo da cama, os elementos que se moldam através da imaginação, o universo inteiro é algo mágico para uma criança e quando elas se sentem livres para fazer algo sem que sejam repreendidas pelos pais ou por algum adulto elas se descobrem neste lugar de potência e também aproveita mais intensamente esta experiência, como aconteceu no 1º Acampamento Cênico.